A mentoria corporativa é uma ferramenta valiosa que contribui significativamente para o desenvolvimento de carreiras. Os benefícios de iniciar um processo de mentoria profissional são notáveis, tanto para indivíduos buscando crescimento na carreira quanto para as próprias organizações.
Neste artigo, exploramos os principais usos da mentoria no ambiente corporativo e os benefícios para as organizações que a incorporam em sua cultura.
Acompanhe!
Como funciona um processo de mentoria corporativa?
O processo de mentoria envolve a interação entre mentor e mentorado, focando no compartilhamento de insights, conhecimentos e experiências com profissionais experientes. Definindo claramente os objetivos, a mentoria pode ser um poderoso catalisador para alcançar resultados específicos.
A mentoria profissional pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de carreira, retenção de talentos, promoção de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, e fortalecimento de redes profissionais, entre outros benefícios.
Quais são os usos da mentoria corporativa?
Aqui estão algumas maneiras pelas quais a mentoria pode ser aplicada no ambiente corporativo:
1) Mentoria profissional para alavancar a carreira
Um processo de mentoria para aprimorar a carreira é um dos usos mais comuns do mentoring. Empresas que entendem isso, investem em serviços e processos de mentoria para seus talentos.
Um estudo feito pelo LinkedIn, reportou que a ascensão do digital tem transformado a forma com que talentos buscam desenvolvimento de carreira.
Os resultados mostraram que 64% dos participantes preferem aprender no ambiente de trabalho.
A mentoria pode ser fundamental nesse processo, já que ajuda os profissionais a identificarem pontos de aprimoramento e desenvolvimento no trabalho enquanto exercem suas funções.
2) Mentoria corporativa para desenvolvimento de liderança
Assim como pode contribuir para alavancar carreiras, a mentoria profissional também pode ser um grande impulsionador para o desenvolvimento de soft skills como a liderança.
Investir em profissionais com potencial de assumir posições de liderança na sua empresa através da mentoria é um diferencial grande.
Os mentores poderão contribuir com a identificação de pontos de melhoria das soft skills como comunicação, colaboração, empatia, entre outros, e potenciais habilidades que possam ser exploradas para transformar aquele talento em um gestor, gerente ou líder.
3) Mentoria para programas de diversidade e inclusão
Já foi comprovado através de estudos que empresas que investem em ambientes de trabalho diversos e inclusivos têm um aumento significativo em inovação e receita.
Além disso, investir em diversidade e inclusão também favorece o ambiente de trabalho ao ampliar a troca de conhecimento e experiências, tornando as equipes mais colaborativas e aumentando a performance dos colaboradores no geral.
A mentoria é um fator-chave nesse processo, pois contribui ativamente para retenção de talentos, assim como para a preparação e inclusão diversa de profissionais em cargos de liderança e gestão, o que contribui significativamente para os fatores mencionados anteriormente.
4) Mentoria corporativa para compartilhamento de conhecimento
Abrir um espaço de mentoria dentro da sua empresa para compartilhamento de ideias e conhecimentos é uma excelente estratégia para aprimorar os processos colaborativos dentro da organização.
Além disso, investir em um programa de mentoria no ambiente de trabalho ajuda a melhorar a comunicação entre equipes e aumentar a produtividade dos times de maneira mais saudável e inclusiva.
5) Mentoria profissional para reter talentos
Atrair e reter talentos não é uma tarefa fácil para as empresas, mas um processo de recrutamento bem executado, aliado à estratégias de retenção podem fazer os seus talentos com potencial elevado escolherem ficar.
A mentoria corporativa pode ser uma dessas ferramentas.
Um estudo da Harvard Business Review mostrou em uma análise feita com mais de 1200 talentos com elevado potencial, que processos de mentoria, treinamento e coaching são importantes na retenção desses talentos e que a falta de programas do gênero nas empresas, pode pesar na hora de decidir sair ou permanecer.
Assim, investir em programas de mentoria profissional é uma forma de reter talentos que a médio e longo prazo podem trazer retornos significativos no desempenho da empresa.
Vale a pena investir em mentoria profissional?
A mentoria corporativa pode auxiliar sua empresa em diversos objetivos, sendo uma estratégia que contribui para o aprimoramento de talentos, para o aumento em receita, para o desenvolvimento de profissionais capacitados e mais bem preparados, etc.
Assim, é um processo muito recomendado para organizações que querem alavancar seus resultados de forma consistente e focada em desenvolvimento de talentos.
Se interessou e gostaria de implementar um programa de mentoria profissional na sua organização?
Então, entre em contato com nossa equipe e conheça nosso programa de mentoria para empresas!