A mentoria oferece oportunidades de desenvolvimento valiosas. Porém, só um mentor pode não fomentar todos os aprendizados que você precisa para crescer. Há diversos tipos de mentoria para diversos itens da nossa vida, todos muito importantes para a nossa evolução pessoal e profissional.
Você sabia que o relacionamento de mentoria não se restringe somente aos casos em que há um acordo formal?
Um dos tipos mais comuns é a mentoria informal, muitas vezes inconsciente, avante de um relacionamento de interesse mútuo entre mentor e mentorado. Sabe aquela(s) pessoa(s) da sua família ou rede de amigos/profissionais que você admira, se identifica e sempre pensa nos conselhos em momentos difíceis?
Alguns dos tipos de mentoria que você pode identificar:
MENTOR NA FAMÍLIA
Um tio e grande amigo costumava me dizer: “Não se frustre com esse evento, na vida nós temos que matar pelo menos um leão por dia (muitas vezes mais), tente contornar a situação conversando com X e agindo de maneira Y”.
Agora, em diversos momentos da vida eu lembro desta frase e sigo em frente executando algo para mudar a minha situação, pois entendo que não há tempo e relevância no sentimento de frustração. Neste exemplo, em momento algum eu e meu tio entramos em um acordo de mentoria, simplesmente aconteceu e foi extremamente relevante pro meu crescimento pessoal e profissional.
MENTOR NA UNIVERSIDADE/TRABALHO, OU O “COPILOTO”
É aquele colega que você sente que pode conversar sobre tudo. Vocês são comprometidos em ajudar um aos outros, colaborando um com o outro e respeitando-se mutuamente.
Esta relação de mentoria é no melhor estilo “Um por todos e todos por um”, quando você tem um copiloto a qualidade do seu trabalho e o seu nível de engajamento melhoram muito. É aquele(a) colega que você recorre quando tem uma prova na faculdade e não sabe nem por onde começar a estudar. Sabe aquele que compartilha resumos das matérias e confere resultados no pós prova? Pois é, este(a).
MENTOR DEFENSOR DA SUA CAUSA
É alguém que vai falar de você para os outros e advogar pelo seu sucesso. Estes podem ser impulsionadores e muitas vezes conectores, conectando você com pessoas que podem impulsionar sua carreira. Um exemplo seria um professor com quem você tem um bom relacionamento e pode te indicar ou sugerir uma vaga de estágio.
Em determinado contexto e para determinada situação, uma pequena crise no cotidiano pode virar um problema aparentemente sem solução, pois para quem está “no olho do furacão” os obstáculos são vistos como paredes intransponíveis. O papel do mentor, mesmo aquele que não está em uma relação formal, está em contribuir com sua visão distanciada, e promover a resiliência no mentorado.
A nossa sugestão é que você pense quem se encaixaria em cada um dos tipos de mentores enumerados acima.
Valorize cada um dos seus mentores e mentorados, eles tem um papel essencial em quem você é hoje e quem você será no futuro.