Se você está prestando o ENEM, procurando seu primeiro emprego ou até mesmo pensando em mudar de carreira, talvez o que você realmente precise para te ajudar a tomar uma decisão seja uma entrevista informacional.
É completamente normal ficarmos em dúvida sobre qual carreira seguir. Temos gostos e desejos variados, então é difícil escolher apenas uma coisa que nos satisfaça para o resto da vida.
A entrevista informacional pode te auxiliar nesse processo de descoberta e decisão. Quer saber como? Confira neste artigo. Continue acompanhando!
O QUE É UMA ENTREVISTA INFORMACIONAL?
Uma entrevista informacional é um tipo de entrevista entre você e um profissional da área que você tem interesse em conhecer profissionalmente.
Esse tipo de entrevista é um excelente recurso para você entender melhor as funções que a pessoa executa, como é o ambiente de trabalho, e saber um pouco mais sobre o dia a dia naquela profissão.
Então, se está na dúvida sobre qual carreira seguir, aprender mais detalhes com alguém que vive aquilo diariamente pode te ajudar muito a ter mais clareza sobre suas opções.
O melhor de tudo é que quem faz as perguntas é você, ou seja, a entrevista informacional não faz parte de nenhum processo seletivo e portanto não há motivo para ficar nervoso(a).
COMO CONSEGUIR UMA ENTREVISTA INFORMACIONAL?
A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar um profissional da área ou áreas que você almeja. Se já sentir o desejo de trabalhar em uma empresa específica, melhor ainda, pois pode procurar alguém que já trabalhe ali para te auxiliar.
Com certeza é mais fácil conseguir contatos através de conhecidos, sejam familiares ou amigos. Então, pergunte às pessoas se conhecem alguém do ramo, explique a situação e, em caso de resposta positiva, ao entrar em contato já informe de quem foi a indicação para que o profissional crie empatia desde o início.
Caso não encontre ninguém desta forma, não se desespere! Existem várias outras formas de conseguir uma entrevista informacional. Convenções e feiras de emprego são alguns exemplos de bons lugares para iniciar o seu networking.
Mas é claro, você também pode tirar vantagem do mundo tecnológico em que vivemos. Utilize o LinkedIn (ainda não tem perfil no LinkedIn? Aprenda a fazer um conosco) e acesse o site da empresa para conseguir contatos! É comum as empresas criarem uma página com os principais membros da equipe, aproveite-se disso e envie um email explicando a situação. Veja nosso exemplo de uma mensagem adequada para se inspirar:
“Olá Justino,
Meu nome é Rebeca e recentemente me formei na Universidade do Nordeste-Centro com um Bacharelado em Ciências Contábeis. Estou interessada em seguir a carreira de analista financeiro e achei sua experiência em Mecanismos Financeiros muito interessante.
Dada a sua experiência como analista financeiro sênior de uma grande empresa, adoraria saber mais sobre seu histórico profissional, bem como qualquer conselho que você possa ter para um recém-formado que deseja ingressar no setor.
Se você estiver disponível, podemos marcar uma conversa virtual nas próximas semanas? Também ficarei feliz em conversar por telefone, se for mais fácil para você.
Obrigado,
Rebeca Souza Silva”.
COMO A ENTREVISTA INFORMACIONAL PODE ME AJUDAR?
Uma entrevista informacional vai te ajudar a entender melhor determinada carreira como um todo e como é o dia a dia de um profissional naquele ramo. É uma oportunidade de conversar com alguém que vive aquilo todos os dias, então você poderá descobrir sobre suas funções, responsabilidades e como funciona o ambiente de trabalho em geral e na prática.
Perceba que este também é um bom momento para começar a criar o seu networking. Com certeza você já se perguntou como construir rede de contatos ou como conseguir experiência, não? Essa é uma ótima oportunidade para começar!
Somente pelo fato de você procurar alguém para uma entrevista informacional, o profissional já vai perceber que você é uma pessoa interessada e esforçada. Aqui você já está começando a criar uma imagem de alguém que corre atrás de seus objetivos e que não tem medo de aprender.
Portanto, mantenha uma postura educada e profissional durante a conversa para dar mais suporte a essa ideia. Quem sabe você não sai de lá com um estágio ou entrevista de emprego?
QUAIS PERGUNTAS DEVO FAZER?
Este é o momento de tirar todas as suas dúvidas, portanto não tenha vergonha de fazer várias perguntas.
Demonstre confiança ao fazer seus questionamentos e interesse nas respostas. Interaja com o profissional, reagindo com as respostas e gerando assim uma verdadeira conversa.
Vá preparado com perguntas gerais, como:
- Qual caminho você percorreu para chegar até aqui?
- Como é o ambiente na empresa?
- Como é seu dia a dia?
- Quais são suas principais funções?
Intercale com questionamentos mais específicos para não perder o foco da profissão e conseguir dicas:
- Quais habilidades você considera necessárias?
- Qual faculdade eu posso cursar para alcançar algo parecido?
- É preciso conhecimento de algum software, certificado ou curso?
- Você trabalha com uma equipe de quantas pessoas?
- É possível crescer dentro da empresa?
Lembre-se que você não precisa se prender apenas às perguntas que preparou anteriormente. Preste atenção em cada resposta e fique atento à oportunidade de novos questionamentos para extrair o máximo de informações possíveis.
Agora você já sabe o que é e como funciona uma entrevista informacional e como se beneficiar deste recurso para descobrir e decidir sobre qual carreira seguir e até como iniciar carreira em determinada área.