Antes da sessão
Objetivo: Estabelecer a base para o relacionamento e reuniões produtivas.
O que fazer:
- A mentoria é sua e seu mentor é um voluntário que se disponibilizou para ajudá-lo, aproveite essa oportunidade e não tenha receios de pedir ajuda ou tirar dúvidas!
- Envie um e-mail ao seu mentor com seu currículo ou Lattes e dois ou três breves parágrafos descrevendo seu trabalho e história pessoal. Se quiser, inclua uma palavra de agradecimento por se voluntariar para ajudá-lo.
- Dê ao seu mentor uma ideia do que você gostaria de focar. Você pode até enviar por e-mail um roteiro informal para sua primeira conversa com antecedência para informar seu mentor sobre o que está em sua mente.
- Confirme a reunião com um ou dois dias de antecedência.
Durante a sessão
Objetivo: Conhecer seu mentor e vice-versa!
O que fazer:
- Lidere a conversa para que seja o mais relevante e valiosa possível para você. Como mentorado, este é seu trabalho e seu direito privilegiado.
- Fale sobre sua experiência educacional, profissional, atividades extracurriculares e hobbies. Fale sobre sua situação atual e indique claramente o foco que você deseja para conversas futuras.
- Forneça contexto para ajudar seu mentor a entender você. Compartilhe seus objetivos profissionais e, conforme relevante, sua situação de vida. Embora seu mentor não precise saber tudo sobre você, compartilhe abertamente suas esperanças e medos que considerar relevantes.
- Faça perguntas diretas para saber mais sobre as experiências do seu mentor. Por exemplo, você pode perguntar: “Eu adoraria saber mais sobre a sua carreira” ou “O que você vê em retrospectiva sobre como alcançou seu sucesso profissional?”
- Estabeleça um plano mutuamente acordado para futuras sessões de mentoria – quando, como e com qual frequência vocês se encontrarão?
DEPOIS DA SESSÃO
Objetivo: Estabelecer as bases para o futuro para que ambos saibam o que esperar.
O que fazer:
- Faça o acompanhamento dentro de 24 horas da sessão com uma breve nota de agradecimento que descreva os próximos passos que você concordou. Expresse gratidão por insights ou exemplos específicos que o ajudaram. Essas informações permitirão que seu mentor saiba o que você valoriza e como ele está fazendo a diferença para você.
- Se seu mentor mencionou que está disponível e você pode entrar em contato fora dos períodos da mentoria, utilize essa oportunidade para compartilhar eventos, conquistas e decepções. Vocês podem tratar desses assuntos na próxima sessão, mas compartilhar detalhes ajuda a construir o relacionamento.
- Se você se comprometeu com uma ação como resultado da sessão de mentoria, certifique-se de tentar cumprí-la. Na próxima reunião, comece com uma breve atualização sobre seu progresso.