Vários profissionais independentemente da idade passam por momentos semelhantes quando se questionam se mudam ou não de empresa, quando avaliam que empresa escolher para se candidatar a uma vaga, qual a “melhor” empresa para fazer um estágio ou iniciar a carreira.
Sabemos que é uma questão delicada pois desde jovens somos bombardeados com pesquisas e notícias que sinalizam as profissões do futuro, carreiras que estarão “na moda”, quais terão mais chances de emprego e maiores salários etc.
Ao mesmo tempo, precisamos lembrar que cada vez mais também temos pesquisas apontando para o nível de insatisfação crescente com alguns modelos de trabalho, com o aumento do stress, doenças ocupacionais e tantas outras “questões” relacionadas ao mundo do trabalho.
Como estamos escolhendo nossas profissões e conduzindo as mudanças em nossas carreiras? Quem é o responsável por essas escolhas? Estamos escolhendo para nos sentirmos realizados profissionalmente (realização na definição de cada um de nós, ok?) ou para atender as expectativas de alguém ou da sociedade?
Não adianta falar de protagonismo, precisamos agir como um protagonista!
Independentemente do que esteja fomentando a necessidade de mudar ou as dúvidas em escolher uma empresa as etapas e questões que listarei abaixo atendem a maioria das questões relativas às transições profissionais.
1) INVISTA TEMPO EM AMPLIAR SEU AUTOCONHECIMENTO.
-
O que te faz pensar em mudar de empresa?
-
Quais são os seus valores pessoais?
-
Qual a sua definição de realização profissional?
-
O que você valoriza num ambiente de trabalho?
-
Do que você não abriria mão se tivesse que mudar de uma empresa?
-
O que deseja e projeta para seu futuro?
-
Imagine-se com total liberdade de escolher uma organização ou modelo de trabalho: como ela/ele seria?
2) DESENHE ALGUNS CENÁRIOS.
-
Quais são os segmentos que você tem interesse atualmente? Quais empresas? O que te atrai nelas?
-
O que você não toparia numa empresa?
-
Quais as que têm mais a ver com você realmente? Pense nos seus valores.
-
Quais as que têm sinergia com o que deseja e projeta para seu futuro?
Depois de listá-las, reavalie-as considerando os pontos que identificou durante a fase de autoconhecimento.
3) PLANEJE A MUDANÇA QUE QUER FAZER
Se realmente confirmar que quer mudar de empresa será fundamental construir um Plano de Ação para isso. Liste tudo o que você precisará fazer para concretizar essa mudança.
-
Procure informações sobre a empresa e seu modelo de gestão. Mais flexível? Mais hierárquica? Valoriza a diversidade? Lembre-se nesse momento do que respondeu nos itens sobre autoconhecimento.
-
O que falam da empresa nas mídias sociais e na imprensa?
-
Conhece alguém que trabalha na empresa que tem interesse em conhecer mais? Converse com ela para saber os “bastidores” do modelo de gestão. Como é realmente trabalhar na organização?
Os três tópicos do item “Planejar a mudança” são totalmente aplicáveis aos jovens que iniciarão suas carreiras. Para quem está fora do eixo RJ/SP e tiver mobilidade, vale acrescentar conhecer a região que trabalhará (tamanho, localização, costumes, como é a parte social, oportunidades de estudar etc.).
Lembre-se que sua vida e trabalho caminham de mãos dadas.