Se você está se perguntando como fazer LinkedIn de estudante e como essa plataforma pode te beneficiar, você veio ao lugar certo!
Saber como estudantes podem usar o LinkedIn é uma dúvida que surge na cabeça de muitos jovens em busca do primeiro emprego ou estágio.
Em um cenário onde é quase impossível sair da internet por mais de dez minutos e ao mesmo tempo em que a necessidade de entrar no mercado de trabalho ainda é presente, o LinkedIn une o melhor dos dois mundos.
A plataforma é a principal opção quando o assunto é busca por vagas de emprego e apresentação do seu currículo para o mercado de trabalho.
Mas como fazer esse currículo parecer verdadeiramente interessante quando a sua vida de estudante não aparenta ter tantos marcos assim?
Aqui você vai ver como uma “simples carta de apresentação” pode se mostrar como uma porta bem ampla para excelentes oportunidades de trabalho.
Fique conosco e aproveite a leitura!
PASSOS BÁSICOS SOBRE COMO CRIAR SEU PERFIL NO LINKEDIN COMO ESTUDANTE
O básico de como fazer LinkedIn de estudante é na verdade “apenas” uma apresentação. E ela deve ser mantida exatamente assim: básica, direta e profissional. Veja alguns passos essenciais desse processo:
- Nome: a primeira informação é o seu nome. Nada de apelidos ou sinais. Mantenha a realidade, pessoal e, principalmente, profissional.
- Foto de perfil: na sua foto de perfil, priorize aquela que mostre bem o seu rosto de forma profissional e com qualidade. Deixe de lado as fotos turvas, escuras, de paisagem ou em cenários com muitas informações.
- Título do perfil: uma dúvida recorrente é sobre o que colocar no título do perfil LinkedIn estudante. Essa é uma questão muito válida, mas não tem erro se você optar por um título mais objetivo. Essa estratégia é utilizada para que o profissional seja notado por sua posição ideal.
- Localização: informe também sua cidade, dado importante para os empregadores como item de corte se a vaga for presencial. Não é comum que sejam contratados profissionais que moram muito distantes da empresa.
O RESUMO NO PERFIL DE LINKEDIN PARA ESTUDANTE
O resumo é a alma do seu perfil LinkedIn estudante. É nele que a empresa que busca novos talentos irá encontrar informações valiosas para embasar a escolha dos candidatos.
É por isso que ele deve ser completo, atraente, verdadeiro e coeso. Por exemplo, se o seu título do LinkedIn é “Graduando Universidade ‘X’, ano 2022. Interessado em posição de gestor de tráfego no comércio eletrônico de negócios B2B.”, no seu resumo, você vai mostrar que tem conhecimento sobre tudo que sugeriu neste título profissional.
É o espaço ideal para falar sobre quem você é, promover seus diferenciais, comunicar como você pode acrescentar na instituição e quais são as suas principais habilidades.
O LinkedIn é a principal opção quando o assunto é busca por vagas de emprego e apresentação do seu currículo para o mercado de trabalho.
Se puder embasar tudo isso, melhor ainda! Certamente você fez diversas atividades na faculdade e no ensino médio e adquiriu algum tipo de experiência. A maioria delas podem contribuir com o seu resumo e corroborar as suas afirmações.
Quais delas aumentaram o seu desejo de construir a carreira que você está correndo atrás atualmente? Quais te ofereceram ensinamentos indispensáveis para o profissional que é hoje e tem todo o potencial para ser no futuro próximo?
É esse o momento de apontar cada uma delas. Vale grupos universitários, empregos de tempo parcial, estágios, cursos, determinada aula e muito mais. Só não vale deixar a oportunidade passar.
A seguir, você vê o que realmente encanta os empregadores!
DICAS PARA FAZER UM PERFIL LINKEDIN REALMENTE INTERESSANTE
Para fechar com chave de ouro, que tal os pontos mais importantes para o perfil perfeito? Assim você poderá focar no que te renderá os melhores frutos. Confira:
- O título e o resumo profissional são os tópicos mais valiosos no perfil LinkedIn estudante;
- Se você fez algum estágio ou alguma atividade de meio período ou período integral, esse é o momento de se aproveitar dessa experiência (especialmente se houver relação e relevância com o setor que você deseja trabalhar);
- Preencha o seu perfil com diversas palavras-chaves linkadas a sua área de atuação;
- Em caso de alguma experiência de trabalho, peça para seu antigo supervisor contribuir com o seu perfil na plataforma (experiência voluntária também conta bastante);
- Se não tiver experiência de trabalho, mas se orgulha da sua trajetória universitária, solicite recomendações aos seus antigos professores;
- Não há mal em adicionar ao perfil experiência não relacionadas à área que você deseja. Toda vivência conta e você nunca sabe quem pode estar buscando por um profissional com experiências diversas;
- Foque nas recomendações pois elas fazem com que o perfil tenha destaque entre tantos outros disponíveis no LinkedIn;
- Faça atualizações regulares para mostrar que seu perfil é real e para ajudar a ganhar mais espaço na multidão de perfis;
- Ingresse em grupos do LinkedIn;
- Adicione licenças e certificados de cursos em seu perfil para demonstrar suas habilidades.
Animado com seu futuro profissional? Com essas sugestões sobre como fazer LinkedIn de estudante, o caminho pode ser muito mais proveitoso para você.
Para mais dicas imperdíveis como essas veja nossos outros posts sobre carreira!